História da Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, foi criada por Decreto do Bispo Dom Geraldo Fernandes em 19 de março de 1968, com nome inicial dedicado a Nossa Senhora das Dores, permanecendo anexada à Paróquia Mãe, Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, do Jardim Shangri-lá, por um período de cinco anos.
No dia 30 de maio de 1972 vindo de Curitiba, chega Pe. Urbano Müller SJ, para assumir a nova Igreja. Na época, não havia sequer uma capela. A primeira missa celebrada por Pe. Urbano foi no dia 03 de junho de 1972, na residência da família do Sr. Antônio e Sra. Oscarina Gorini, na Rua Jardinópolis n° 98. No dia 28 de agosto de 1972 na residência do Sr. Benedito Ursi foi realizada a primeira reunião deliberativa sobre a construção da Igreja e a alteração do nome, passando a ser dedicada a Nossa Senhora Rainha do Universo.
No dia 27 de novembro de 1972, Pe. Urbano Müller SJ, deu a benção no local onde, no mesmo dia, começou a construção da igreja. A instalação oficial da Paróquia ocorreu no dia 29 de abril de 1973, ocasião em que o Bispo Dom Geraldo Fernandes procedeu a benção da Igreja Matriz (de madeira), consagrou-a a Nossa Senhora Rainha do Universo e deu posse ao primeiro vigário, Pe. Urbano Müller SJ.
Mediante convênio, assinado pelo Pe. Leopoldo Adami SJ (Porto Alegre, 09.06.1973) e por Dom Geraldo Fernandes (Londrina, 18.06.1973) foi estabelecido que a Mitra Arquidiocesana de Londrina entregaria a Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo in perpetuum aos cuidados dos Padres Jesuítas.
Em 14 de agosto 1988, Pe. Arthur Franz SJ celebra a missa de despedida da Igreja de Madeira. Em 15 de agosto 1988, em celebração solene e festiva é inaugurada a Igreja Matriz atual.
Após 54 anos, a Congregação dos Padres Jesuítas, de comum acordo com Sua Excia. Revma. Dom Geremias Steinmetz, achou por bem deixar a Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, passando o seu cuidado à própria Arquidiocese. No dia 20 de janeiro de 2022, tomou posse o Revmo. Pe. Marcio Fernando França, primeiro pároco diocesano.