Sacramentos

Batismo

Preparação para o Batismo

A preparação para o Batismo de crianças compreende quatro etapas:

1 – Conversa de pais e padrinhos com o pároco (agendar na Secretaria paroquial);
2 – Visita à família pelos membros da Pastoral do Batismo;
3 – Formação conjunta de todas as famílias visitadas;
4 – Celebração do Batismo.

Obs: Pais e padrinhos de outras Paróquias que desejam batizar os filhos na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, deverão fazer o curso em suas respectivas paróquias e apresentar todos os documentos exigidos.

Documentos necessários

Os pais ou responsáveis devem se dirigir à Secretaria paroquial, trazendo os seguintes documentos:

1 – Certidão de nascimento da criança;
2 – Atestado do curso de preparação dos pais;
3 – Padrinhos: atestado do curso de preparação e, se forem casados, Certidões de Matrimônio e Crisma; se forem solteiros, Certidão de Crisma.


Condições para ser padrinho/madrinha

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1 – Seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2 – Tenha completado 16 anos de idade, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
3 – Seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
4 – Não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
5 – Não seja pai ou mãe do batizando.

Confissões

As confissões são agendadas através do telefone da secretaria paroquial (43) 3327-0427

Unção dos Enfermos

É responsabilidade dos familiares solicitar a presença do Padre via Secretaria paroquial pelo telefone (43) 3327-0427, ou através dos Ministros extraordinários da Eucaristia.
Para a Unção dos enfermos em hospitais, a família deve, primeiramente, solicitar a autorização do hospital e, depois, informar a Secretaria paroquial (nome do enfermo, hospital, número do quarto).

Matrimônio

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO

Caros noivos!

O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio de toda vida, por sua índole natural ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, entre batizados foi por Cristo Senhor elevado à dignidade de sacramento (can. 1055 §1). A Igreja participa de vossa alegria em celebrar este Sacramento. Para a devida preparação da celebração do Sacramento apresentamos as orientações abaixo.



Local da Celebração do Matrimônio

1 – O local da celebração do Matrimônio é a Igreja Paroquial. “Não se permite a celebração do Matrimônio em clubes, salões, fazendas e similares ou forma alguma de bênção pós-matrimonial. Em nenhum caso serão feitas exceções” (Diretrizes do Sacramento do Matrimônio, nº 21).

2 – Embora seja recomendável que o casamento aconteça na comunidade de origem de um dos noivos, a celebração matrimonial pode ser realizada em outra Paróquia; neste caso, a documentação deve ser preparada na Paróquia onde o noivo ou a noiva tenham domicílio. No momento oportuno, os documentos serão encaminhados para a Paróquia onde será realizada a cerimônia.



Conversa com o pároco e agendamento

1 – Para os preparativos do casamento religioso e agendamento da data da celebração, os noivos devem agendar uma conversa com o pároco, que os acolherá e dará todas as orientações.

2 – O agendamento é apenas uma reserva de data e não obriga a Paróquia a realizar o Matrimônio. Somente depois de providenciada a documentação requerida, e demonstrando-se em conformidade jurídica e pastoral com o Sacramento do Matrimônio, é que os noivos estarão habilitados a casar-se na Igreja.

3 – O agendamento da celebração, tanto de paroquianos quanto de noivos procedentes de outras paróquias, será feito no ato da conversa com o pároco na Secretaria paroquial.

4 – O agendamento supõe, da parte dos noivos, a aceitação e o cumprimento das normas da Igreja.

5 – Declarar com antecedência caso um dos noivos seja: cristão não católico (protestante), de outra religião (budista, islâmico, xintoísta etc.) ou ateu. Esta informação é importante porque o pároco solicitará, de acordo com o caso, a licença ou dispensa ao Bispo para realização do Matrimônio.



Documentos para a Habilitação Matrimonial

1 – Os noivos devem entregar na Secretaria paroquial, 04 meses antes do dia da celebração, os seguintes documentos:

a – Certidão de nascimento dos noivos;
b – Segunda via da certidão de Batismo, para fins matrimoniais, com data de emissão não superior a seis meses;
c – Cópia ou segunda via da certidão de Crisma (não será aceita “Lembrança de Crisma”);
d – Edital de Proclamas (fornecido pelo cartório onde foi marcado o casamento civil);
e – Atestado de óbito do cônjuge (quando um dos nubentes é viúvo);
f – Certificado do Encontro de Noivos;
g – Comprovante de residência;
h – Dados de duas testemunhas (nome completo, endereço, estado civil, profissão, idade).

2 – Após a entrega dos documentos, será agendada a entrevista dos noivos com o pároco. No momento oportuno, a Secretária paroquial entrará em contato para fazer o agendamento.



Ornamentação da Igreja

Cabe aos noivos repassarem estas orientações à floricultura que escolheram para ornamentar a Igreja.

a – Simplicidade: evitar pompas e arranjos exagerados que contenham arcos, altas colunas de flores pelo corredor central etc. Arranjos simples permitem maior realce dos noivos e da celebração.
b – Ornamentação: não está autorizada nenhuma modificação no interior da Igreja, tais como: deslocamento de bancos, alterações na configuração do altar, retirada de quadros, imagens etc… De forma alguma os arranjos devem ser amarrados, fixados com percevejos, taxas, ou colados com adesivos nos bancos, portas ou nas paredes.
c – Disposição de enfeites: colunas de flores colocadas no corredor central não devem estar apoiadas nos bancos. Também não é permitido colocar enfeite ou nenhum outro material sobre a mesa do altar.
d – Enfeites com velas: somente os que utilizem cachepô.
e – Genuflexório para os noivos: deve ser colocado no presbitério (acima das escadas), reservando o devido lugar para o assistente da celebração (padre ou diácono).
f – Horário para enfeitar a Igreja: verificar os horários na Secretaria paroquial. Nenhum material ou utensílio deve ser armazenado no interior da Igreja antes deste horário. Os serviços de decoração e limpeza não poderão ultrapassar o horário de trabalho dos funcionários da Igreja.
g – Ao término da celebração: a floricultura deve deixar a Igreja em ordem, retirando no mesmo dia todo material utilizado na decoração. Se for o caso, varrer pétalas de flores e folhas que eventualmente fiquem no chão.
h – Floriculturas credenciadas: a floricultura que desrespeitar as normas paroquiais, ou criar qualquer tipo de dificuldade, não estará mais autorizada a enfeitar a Igreja em eventos futuros. Antes de contratar a floricultura, os noivos devem verificar junto à Secretaria paroquial quais empresas estão ou não autorizadas a prestar o serviço.



Cerimônia – Rito Sacramental

1 – Horário: os dias e horários de celebração matrimonial em nossa paróquia são: na sexta-feira às 20h30 e no sábado às 16h00 ou 17h00. No sábado às 20h30, só serão marcados casamentos para noivos que efetivamente participam da Paróquia. Aos domingos e nos demais dias de semana, não haverá celebração matrimonial. A Igreja será aberta uma hora antes da celebração, para acomodação dos músicos, fotógrafos e convidados.

2 – Pontualidade: os noivos devem estar na Igreja, pontualmente, no horário marcado. A duração da cerimônia é de 01 hora. Atrasos diminuirá o tempo da cerimônia. A celebração iniciará no horário previsto, mesmo que padrinhos e outros convidados ainda não tenham chegado.

3 – Organização da celebração: o preparo da celebração e a assistência para o cerimonial estarão sob responsabilidade da Pastoral da Celebração Matrimonial. A assistência de terceiros (promoters, cerimoniais e instrutores) será permitida mediante autorização do pároco.

4 – O padre ou diácono: são denominados “assistente da celebração matrimonial”. Será o próprio pároco ou outro ministro ordenado indicado por ele. Os noivos, se desejarem, podem convidar outro assistente para o seu Matrimônio, desde que o mesmo observe as normas paroquiais. Para isso, os noivos devem previamente informar o pároco.

5 – Ao redor do altar (presbitério): só permanecerão o assistente da celebração, os noivos e seus pais.

6 – Padrinhos: o Sacramento do Matrimônio não prevê a presença de “padrinhos”, mas somente de duas testemunhas. Considerando a “tradição” brasileira de nomear padrinhos e respeitando o desejo dos noivos, fica autorizada a presença de no máximo 08 casais de cada lado. Os noivos não devem solicitar exceções, mesmo que já tenham convidado maior número de casais. Os “padrinhos” devem chegar à Igreja com antecedência para serem devidamente orientados. Ficarão sentados nos primeiros bancos dos lados direito e esquerdo do corredor central do templo. Se chegarem atrasados, deverão dirigir-se diretamente aos bancos pelos corredores laterais. Os trajes devem ser condizentes com o espaço sagrado.

7 – Entradas: as tradicionais são dos “padrinhos”, dos pais dos noivos, do noivo, da noiva e das alianças. Pode haver, também, a entrada da Bíblia (antes das leituras). Outras entradas, mediante autorização do pároco.

8 – Comunhão Eucarística: se os noivos desejarem receber a Eucaristia na celebração, é recomendável que se confessem na semana antes do casamento.

9 – Criatividade extra rito sacramental: por razões práticas, de segurança e até de bom senso, é proibido no espaço privado da Paróquia (interior e exterior): quebra de taças, bolinhas de sabão, aclamação com arroz ou pétalas de rosas sobre os noivos e queima de fogos.



Músicas

Cabe aos noivos repassarem estas orientações aos músicos que escolheram para cantar durante a cerimônia religiosa.

1 – Músicas: os cantos escolhidos sejam de acordo com o Rito do Matrimônio, exprimindo a fé católica. Durante a celebração serão executadas, somente, músicas litúrgicas, tanto cantadas quanto instrumentais. É proibido cantar músicas populares, nacionais ou internacionais (temas de desenhos, filmes, novelas, shows, etc).

2 – Momentos Musicais: Os únicos momentos que se deve cantar na celebração do casamento, sem missa, são:

a) Entradas (dos “padrinhos”, dos pais, do noivo, da noiva e das alianças);
b) Salmo Responsorial e Aclamação ao Evangelho;
c) após a entrega das alianças;
d) na comunhão eucarística;
e) final da celebração.

3 – Músicos: não devem cantar e/ou tocar (fundo musical, arranjos, improvisos) enquanto o assistente do casamento:

a) profere a homilia;
b) faz as orações prescritas pelo ritual litúrgico;
c) durante o consentimento dos nubentes, a benção das alianças e a benção nupcial.

4 – Aprovação das músicas: as músicas escolhidas pelos noivos sejam apresentadas no momento do processo da Habilitação Matrimonial para análise e aprovação do pároco.

5 – Materiais: os músicos devem trazer microfones, cabos e instrumentos próprios.



Fotógrafos e Cinegrafistas

Cabe aos noivos encaminharem estas orientações aos profissionais contratados.

1 – Não colocar sobre o altar nenhum tipo de equipamento tais como: máquina fotográfica, filmadora, lentes, caixas, etc.
2 –
Não sobrecarregar o presbitério com equipamentos, tripés.
3 – Não ocupar o lugar do assistente da celebração (padre ou diácono).
4 – Evitar gestos e sinais que tirem a atenção dos noivos e/ou convidados.
5 – Não filmar nem fotografar durante a Liturgia da Palavra.
6 – Não subir em bancos e cadeiras.
7 – É permitido o uso de refletores, desde que não fiquem direcionados de fronte aos convidados e/ou do assistente da celebração.
8 – Desempenhar o seu ofício de modo discreto, evitando o trânsito excessivo no interior da Igreja.
9 – É proibido transitar pelo presbitério, por trás do altar e do assistente. A não observância desta norma acarretará na interrupção da cerimônia.
10 – Caso desejarem conhecer o templo e esclarecer dúvidas, devem agendar um horário com o pároco. Dúvidas também podem ser tiradas antes da celebração.


 
Recomendações e Informações diversas

1 – Dúvidas: toda e qualquer dúvida sobre a celebração do matrimônio, serão sanadas pelo pároco única e exclusivamente com os noivos.

2 – Ensaios: para ensaios, entrar em contato com a Secretaria paroquial para agendamento.

3 – Exame de saúde: aconselha-se que os noivos façam os exames pré-nupciais para verificações das condições de saúde, compatibilidade sanguínea, fertilidade etc.

4 – Custos: os valores abaixo é uma colaboração dos noivos por ocasião da celebração do sacramento:

Matriz R$ 1.212,00
Capelinha R$ 500,00
Capela N. Sra. Da Esperança R$ 650,00
Transferência R$ 300,00

Os valores correspondem os custos do Processo, limpeza, ar condicionado, iluminação e horas extras de funcionários.

Noivos dizimistas cadastrados e ativos há pelo menos 01 ano pagam 50% do valor; pessoas comprovadamente carentes estão isentas de qualquer taxa.

5 – Solicitação de exceções: não serão concedidas. Solicitamos aos noivos e seus familiares a gentileza de não requererem exceções ao pároco, nem à secretaria paroquial ou Pastoral Matrimonial.

6 – Sugestão de leituras

Leituras do AT: Gn 1,26-28.31a / Gn 2, 18-24 / Gn 24, 48-51.58-67 / Tb 7, 6-14 / Tb 8,4b-8 / Pr 31, 10-13.19-20.30-31 / Eclo 26,1-4.13-16 / Jr 31,31-34

Leituras do NT: Rm 8,31b-35.37-39 / Rm 12,1-2.9-13 / Rm 15,1b-3a.5-7.13 / 1Cor 6,13c-15a.17-20 / 1Cor 12,31-13,8a / Ef 4,1-6 / Ef 5,2a.25-32 / Fl 4,4-9 / Cl 3,12-17 / Hb 13,1-4a.5-6b / 1Pd 3,1-9 / 1Jo 3,18-24 / 1Jo 4,7-12 / Ap 19,1.5-9a

Salmo Responsorial: 32 (33) / 33 (34) / 102 (103) / 111 (112) / 127 (128) / 144 (145) / 148.

Evangelho: Mt 5,1-12a / Mt 5,13-16 / Mt 7,21.24-29 / Mt 19,3-6 / Mt 22,35-40 / Mc 10,6-9 / Jo 2,1-11 / Jo 15,9-12 / Jo 15,12-16 / Jo 17,20-26